03/05/2009

Curiosidades do dia-a-dia.




Por que estourar uma bexiga faz tanto barulho?

  - A bexiga cheia tem altas pressão interna e energia elástica (que faz com que ela volte a ficar murcha). Ao abrir uma fresta na boca da bexiga, o ar sai aos poucos e a energia é liberada suavemente. Já quando espetamos uma agulha, a energia é liberada toda de uma vez! (porque a bexiga quer voltar ao seu estado normal), o furo inicial se amplia e o ar que estava ali dentro apertado, louco pra sair, se expande de repente. Essa expansão abrupta provoca uma forte vibração do ar, que viaja a cerca de 340 m/s até nossos ouvidos, onde a vibração do tímpano transforma o ar em som. Isso que faz o som parecer tão alto. 

Por que a mistura de Coca Light e Mentos provoca uma explosão?

 - As balas de Mentos provocam uma pequena revolução na garrafa, em contato com o refri, as balas aumentam a quantidade de gás e provocam o surgimento de bolhas grandes (no gelo acorre à formação de bolhas também mais não com a intensidade da bala de mento), que tendem a escapar na forma de um jato explosivo. Vale dizer que, como se trata de um fenômeno recente, as explicações científicas variam e não há consenso entre os estudiosos sobre as causas do jato. Nessa teoria outros refrigerantes também podem ter o mesmo efeito, só que acontece mais com os light e diet. 

Por que sentimos enjôo quando giramos?

 - Porque o movimento gera um conflito interno no corpo (ao girarmos, o cérebro recebe informações conflitantes dos olhos, responsáveis pela visão, e do ouvido interno, responsável pelo equilíbrio), alterando o funcionamento do cérebro e provocando uma reação em cadeia que chega até o estômago, resultando no vômito. Na verdade, o enjôo e o vômito não acontecem por causa do giro em si, mas por causa de um mal-estar temporário. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://mundoestranho.abril.uol.com.br

2 comentários:

Rafael Silveira disse...

Nossa Felicia (que estranho te chamar assim), a parte ali do Mentos me deixa muito curioso. Só a Coca Light faz isso. O que me leva a temer a composição química da Coca Cola....
Meio estranho, ja ouvi vários rumores de composições químicas da Coca Cola usada para desengripar parafusos enferujados, limpar pára-choques enferrujados de caminhões, a decomposição acelerada de um osso....
Muito tenebrosa essa Coca-cola...

Bjus, saudade!

Felícia Mendes disse...

-Rafael Silveira.
Bom rafa essa composiçaõ quimica da coca-cola deve ser cheia das "coisas", porque também já ouvi falar a respeito mais nunca procurei saber. (qualquer dia vou pesquisar).

Mentos com coca-cola eu sempre tive curiosidade em fazer isso ;P


bjo rafael =*