24/05/2009

Dor de cabeça



  Quem nunca teve uma dor de cabeça? Essa dor que é chata e sempre nos atrapalha.

      Dor de cabeça é um sintoma, não uma doença. É raro uma dor de cabeça ser o sintoma de uma doença grave, mas dores de cabeça frequentes e intensas podem ser exaustivas e afetar a vida cotidiana. A dor de cabeça mais comum é a cefaleia tensional, mas a que mais incomoda é a enxaqueca.


    Existem três tipos básicos de dores de cabeça.

  - A dor de cabeça vascular ocorre quando os vasos sanguíneos no cérebro se dilatam e pressionam os nervos, causando dor. 

 - O segundo tipo é a dor de cabeça de contração muscular, que ocorre quando os músculos da face, nuca ou base do crânio ficam contraídos e pressionados. Uma dor de cabeça tensional é um exemplo de dor de cabeça de contração muscular. A enxaqueca e a dor de cabeça tensional são chamadas de primárias porque elas mesmas são a doença.

 - O terceiro tipo é a dor de cabeça secundária, nesses casos a dor de cabeça é o resultado de uma infecção ou aumento da pressão dentro do cérebro. As causas variam de doenças relativamente simples, como a sinusite, até doenças mais graves, como os tumores cerebrais.

3 comentários:

Rafael Silveira disse...

Geralmente temos a segunda dor de cabeça então?
Aquela que dá, geralmente por causa de alguma pressão, ou tensão fisíca...
Ótimo post Feh!
Fico orgulhoso de ter dado uma pequena contribuição para você ser tudo isso que hoje!
Bjão!
<3

Isolete disse...

Eu sofro muito de dor de cabeça, nesses últimos dois meses tive crises todos os dias, cheguei a chorar de tanta raiva. Atrapalha os estudos, o trabalho, tudo.
Fui no neurologista, ele disse que é enxaqueca, me receitou anti-depressivo, mas eu não gostaria de tomar isso tão cedo. Então, fui na ginecologista e resolvi parar de tomar anti-concepcional, as dores podem ser problemas hormonais, se nos próximos 3 meses, ficar sem dor de cabeça, bingo.

Folk-Lore disse...

Alergia alimentar, sensibilidade cruzada causa gastro paralesia causando forte cefaleia. Tomando Naramig e Motilium, o estomago volta a funcionar. Consulte seu Medico.