01/06/2009

Engenharia de segurança do trabalho. =]


 


  Estava pesquisando sobre cursos e faculdades novas e uma me chamou atenção, não sei se alguns de vocês leitores já viram mais eu nunca tinha visto, é a Engenharia de segurança do trabalho. 



    É o ramo da engenharia responsável por prevenir riscos à saúde e à vida do trabalhador.

   O engenheiro de segurança do trabalho tem a função de assegurar que o trabalhador não corra riscos de acidentes em sua atividade profissional, sejam eles danos físicos ou psicológicos. Esse profissional administra e fiscaliza a segurança no meio industrial, organiza programas de prevenção de acidentes, elabora planos de prevenção de riscos ambientais, faz inspeções e emite laudos técnicos.

  Assessora empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações e os materiais e processos de fabricação utilizados pelo trabalhador. Orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das companhias e dá instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual. Pode, ainda, ministrar palestras e treinamentos e implantar programas de meio ambiente e ecologia.

  Ainda não há profissionais graduados em Engenharia de Segurança do Trabalho (a primeira turma deve formar-se em 2009), embora existam profissionais que atuam no setor (formados em outra graduação, mas com pós-graduação nesta área). Trata-se de uma área que ganha cada vez mais destaque nas empresas.

   O currículo apresenta disciplinas variadas. O aluno estuda muita física, química e matemática – matérias relacionadas à engenharia e à arquitetura, que dão conhecimento para os projetos de segurança e diagnósticos de riscos no trabalho. 

    O que ele pode criar

  Tecnologia - Criar equipamentos e máquinas que respeitem as condições de segurança do trabalhador e diminuam os custos das empresas.

    A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, outras leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho ratificada pelo Brasil.


Materia completa no Guia do Estudante

Um comentário:

Rafael Silveira disse...

nossa uma área muito interessante.
Uma vez eu vi uma materia na televisão sobre essa profissão.
Uma mulher que se formou em Engenharia de Seguraça no Trabalho, foi chamada para trabalhar numa plataforma em alto mara da Petrobras...
Muito show!!!!