10/06/2009

UNO!






Primeiramente, desculpas por deixar tanto tempo sem atualizar o Felícia blog tiveram alguns motivos para isso. Bom estava pensando em alguma coisa legal e resolvi fazer um post sobre “UNO”, ou melhor, o jogo de cartas chamado UNO, bem eu conheço esse jogo há algum tempo, e e estava esquecida de algumas regras e de como se jogava, então andei procurando e achei legal colocar aqui, porque ele é um jogo que está cada vez fazendo mais sucesso por ai, se alguém nunca ouviu falar as regras e como se joga esta abaixo.


O Uno é um jogo de cartas muito popular, jogado principalmente no Hemisfério Norte. Consiste basicamente em descartar uma carta da mesma cor ou mesmo número daquela que está na mesa, e o objetivo final é ser o primeiro a se livrar de todas as cartas da mão.

Cada jogador inicia a rodada com 7 cartas, sendo que as demais permanecem na pilha de compras com a face virada para baixo. A carta de cima do bolo é colocada na pilha de descarte com a face virada para cima. O jogador, na sua vez, deve jogar uma carta da mesma cor ou mesmo valor da carta da mesa. Por exemplo, se a carta da mesa é um 7 vermelho, o jogador deve jogar uma carta vermelha de qualquer valor ou um 7 de qualquer cor. Pode jogar também um coringa (Wild). Se o jogador não possuir na mão nenhuma carta que atenda a essas exigências, deve comprar uma nova carta. Se ele puder jogar a carta que comprou, muito bem. Senão, a vez passa para o próximo jogador.

Quando tiver somente uma carta na mão, o jogador deve dizer "UNO!" (que significa "um"), sob a pena de ter de comprar 4 cartas do bolo se não o fizer por alguns segundos depois de descartar a penúltima carta. A rodada termina no momento em que um jogador não tiver mais nenhuma carta na mão. Os pontos são somados de acordo com os valores das cartas que ficaram nas mãos dos demais jogadores.

O jogo de Uno é composto por 108 cartas de em um baralho específico, divididas em 4 grupos iguais, cada um identificado por uma cor diferente: azul, amarelo, vermelho e verde. Somente os coringas (Wild e Draw four) não possuem cores. As cartas disponíveis no jogo são as seguintes:

- Números de 0 a 9: Cartas comuns. Pode-se jogar estas cartas quando a carta superior da mesa for um número de mesmo valor ou qualquer carta da mesma cor.

- Reverse: O sentido da rodada é invertido. Se a rodada girava no sentido horário, é alterada para anti-horário e vice-versa. Pode-se jogar esta carta quando a carta superior da mesa é um Reverse ou qualquer outra carta da mesma cor.

- Skip: Pula o próximo jogador. Esta carta pode ser jogada sobre um Skip ou sobre qualquer outra carta da mesma cor.

- Draw two: O próximo jogador deve comprar duas cartas e passar a vez. Caso o próximo jogador também possuir umDraw two, pode jogar e a penalidade transfere-se ao jogador seguinte, que deve comprar 4 cartas. A penalidade é acumulada até que um jogador não possua nenhum Draw two na mão. Não é possível defender-se de um Draw twojogando um Draw four. Caso a volta esteja sob o efeito de um coringa, ou seja, se for obrigatório jogar uma carta de determinada cor (veja Wild e Draw four), um Draw two de outra cor não tem nenhum efeito. Pode-se jogar esta carta sobre um Draw two ou sobre qualquer outra carta da mesma cor.

- Wild: É um coringa. Pode-se jogar esta carta sobre qualquer outra. O jogador que descartou deve escolher uma cor entre as 4 disponíveis (azul, amarelo, vermelho e verde). Os demais jogadores somente podem jogar cartas desta cor (ou outro coringa) até que a vez chegue novamente ao jogador que escolheu a cor. Nesta situação, a cor escolhida fica indicada na mesa. Outro jogador pode jogar outro Wild a qualquer momento, o que desfaz o efeito do anterior.

- Draw four: É outro coringa. Esta carta também pode ser jogada sobre qualquer outra e o jogador que a jogou escolhe uma cor da mesma maneira que no descarte de um Wild. Porém, o próximo jogador deve comprar 4 cartas e passar a vez. Caso o próximo jogador também possua um Draw four na mão, pode joga-lo e a penalidade de 8 cartas passa ao jogador seguinte e assim por diante, acumulando-se até que um jogador não possua um Draw four.



Bom jogo!

2 comentários:

Rafael Silveira disse...

Achei meio complicado, por acaso se eu te passase meu msn, vc poderia me explicar melhor?
=D
sopakspoaksoa
Bjaum!

Feh X3 disse...

-Rafael Silveira
uhusahuahshaus
A primeira vez é sempre complicada mais depois pega o jeito ^^
me manda então =)
bjo