13/07/2009

Os problemas da civilização tecnológica!

Bom estava pensando no que colocar aqui e tive uma idéia, tenho que fazer um trabalho de filosofia sobre tecnologia e sociedade. E o tema da minha equipe é “Os problemas da civilização tecnológica”. Abaixo terá um texto que mostra um pouco sobre o que vamos falar no trabalho (claro que não vamos só falar isso, terá alguns vídeos e outras idéias criativas da equipe).

A tecnologia pode salvar o homem das doenças e da fome e de vários males, mais também pode acelerar a destruição da vida na terra e desequilibrar os ecossistemas.

O poder de toda essa tecnologia está nas mãos de pessoas que podem usá-la em beneficio da humanidade quanto na destruição da mesma.

A revolução industrial foi um marco na área da tecnologia, as pessoas foram substituídas pelas maquinas e ouve a lei do cercamento, que fez as pessoas irem para a área urbana e vivem em situações precárias. A energia nuclear foi um formidável poder de destruição, como na segunda guerra mundial (bomba atômica) e não deixa de ser uma das principais técnicas que o homem já conseguiu obter.

Talvez a maior das contradições da moderna civilização tecnológica esteja na capacidade de produzir riqueza sem, no entanto, distribuí-las ao conjunto da humanidade, o acesso á tecnologia e os seus frutos é o grande desafio do século XXI para mais da metade da população mundial, que sequer chegou ao estágio da revolução Industrial.

Descartes.: Separava o espírito da realidade física. O divorcio trágico da ciência e filosofia. Onde a Ciência: Explicava as situações e tentava prova-las e a Filosofia: Tentava entender e explicar o pensamento ou a atividade espiritual.


Auguste Comte.: Liderava a escola positivista na França, acreditava-se que com os progressos técnicos os homens seriam mais racionais em todos os aspectos: na política, na ética, nos negócios, nas relações entre nações, na construção da paz.


Para o russo Leon Tolstoi, a vida moderna não tem sentido, uma vez que a própria idéia de progresso é uma idéia provisória, sempre a ser completada.

Weber um sociólogo alemão, tinha como tese que o homem moderno pode “cansar-se da vida”, mas jamais “saciar-se dela”.

Longe estão os homens, ainda de chegar ao País das Maravilhas, e a cada nova conquista originada pelo avanço tecnológico, surge uma onda de novos problemas: como o chamado desemprego tecnológico as sociedades mais desenvolvidas, buscam alternativas tecnológicas para aumentar a produtividade do trabalho, e com isso acabam deixando os homens sem emprego, nessas sociedades o desemprego é causado pelo excesso de riqueza.

Outros problemas das sociedades modernas vinculam-se à produção da energia nuclear, à manipulação do material genético, às tecnologias de armamento e à dietética. Muitos fazem um mau uso dessas tecnologias, agravando ainda mais o problema, assim, freqüentemente a moderna organização acaba produzindo resultados diferentes dos esperados, sem que houvesse intenção para tal. A técnica resolve uma situação, mas acabam criando outros complicadores, derivados da própria resolução.



Lembrando hoje é o dia mundial do Rock and Roll e aqui esta uma tradução de uma musica que eu gosto muito dos Beatles um dos grandes nome do Rock.

All I' ve got to do - The Beatles.


Tudo Que Tenho Que Fazer



Sempre que eu te quiser por perto yeh
Tudo que tenho que fazer
É te ligar
E você estará correndo pra casa
Sim é tudo que eu tenho que fazer

E quando eu, eu quiser te beijar
Tudo que tenho que fazer
É sussurrar em seu ouvido
As palavras que você quer ouvir
E eu estarei te beijando

E o mesmo serve para mim
Sempre que você me quiser
Eu estarei aqui, sim estarei
Sempre que puder
Apenas me ligue, yeh
Você só tem que me ligar

E quando eu, eu quiser te beijar, yeh
Tudo que tenho que fazer
É te ligar
E você vira correndo
Sim, é tudo que tenho que fazer

E o mesmo serve para mim
Sempre que você me quiser
Eu estarei aqui sim estarei
Sempre que puder
É só me ligar, yeh
Você só tem que me ligar
Oh, você só tem que me ligar
Ooh, ooh



beijos, e uma boa semana =)

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu ainda acho que a tecnologia só não traria um dano se tivesse um aligação direta com a natureza e uma vida sustentável.. mas até chegarmos lá, estamos devarinho..ehehe
bjos e boa semana!

ROOCK pra ti e boa música! ;D

Tirapele - Escola da Família disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Srta Lua disse...

muitos ciêntistas procuram a cura produzindo novos remédios terapias e transplantes, eu acredito que o mal não está fora da gente! o ar, atimosfera mortífera, se acharmos o equilíbrio entre homem e natureza creio que seja essa uma grande evolução para o passo de curas dos grandes males!

Anônimo disse...

Às vezes me sinto meio atropelada tecnologia e acabo preferinto coisas acaicas mesmo como caneta e papel ao invés de tela e teclado... rs

A tecologia avançou muito, já estamos indo para a nano tecnologia, onde os apetrechos eletrônicos ficam cada vez menores.
Toda essa evolução em muito nos ajuda mas em contra partida também em muito nos aborrece, pois às vezes tenho a sensação de que quanto mais moderno mais chance de dar problema tem.

Sou meio antiga às vezes, mas confesso quem não seria ninguém sem computador, internet e telefone celular :D

Grande beijo!

Silvio Koerich disse...

E aí fêh beleza?

Estudei mto essas coisas de tecnologia ae na faculdade e a influencia sobre a economia dos países.

Posso te dizer que há realmente lados bons e ruins. Mas eu creio que temos que abraçar as modernidades tecnológicas no sentido que elas nos permitem ter um conforto show de bola de vida nunca antes visto na humanidade. A vida era um cu no passado, isso que a gente vive hoje é quase um paraíso se for comparar

TEm os pontos ruins como qualquer merda que lançam a gente se fode porque se nao aprender já era, ritmo mto acelerado pro cerebro humano que gera ansiedade etc.


O que mais me preocupa mermo é a modernidade social. Como tu podes ver no meu blog rs

abraço

Jonas Bispo disse...

tenho um trab de filosofia exatamente igual a este
"Os problemas da civilização tecnológica"
Vou usar esse texto no trab. manda ai as referencias

Unknown disse...

e viiiiiiiiivaa o ROOOCK'N ROLLLLLLLLLL!!!
VLW FELICIA, façamos bom uso desse site...
abrasss !!!!!