07/08/2009

A gripe do ano.



Bom muitos acham que essa nova gripe não é um caso de grande prevenção, conhecimento e consciência do que se deve fazer, resolvi fazer esse post sobre a gripe, pois estava eu lá sentada como todos os dias no banco do ônibus e uma senhora estava falando para a outra –“Ah eu acho que essa gripe nem é nada, não chega até aqui, nem vou me preocupar”, bom não foram exatamente essas mesmas palavras mais foi esse o sentido que ela quis falar, eu fiquei abismada porque se todos os paises estão extremamente em estado de alerta, porque isso já virou uma pandemia e todas pessoas estão sendo avisadas e conscientizadas do que devem fazer, porque boa coisa não deve ser né, e se cada um não se preocupar isso vai ficar cada fez mais problemático.

Então, aqui vai um pequeno texto sobre a Nova Gripe, e assim pelo menos faço minha parte!

Gripe suína como foi conhecida primeiramente e em todos os meios de comunicações de hoje, sempre estaremos vendo, lendo e ouvindo notícias sobre essa famosa gripe, que rapidamente teve que muda o nome para Gripe influenza A H1N1, pois ouve um grande prejuízo aos produtores de carne suína.

A gripe é uma das mais antigas doenças da humanidade, Hipócrates, o pai da medicina descreveu uma epidemia em 412 a.C. Mais as pessoas não sabiam bem como deveriam lidar com essa doença, pois não tinham informações, somente no século XVII, melhoraram a qualidade e a quantidade de informação e a gripe passou a ser uma doença simples de uma gravidade baixa.

Os vírus influenza são partículas de RNA de fita simples envolvidas em um capsídeo de proteína e envelopadas por uma membrana lipoprotéica. Existem três tipos a influenza A, B e C, mais só os tipos A e B têm relevância clínica em humanos. A grande dificuldade de conter epidemias de gripe vem da variabilidade genética do vírus, eles sobrem mutação (se multiplicam) frequentemente, e o vírus influenza apresenta uma mutação maior então acaba sendo responsável por todas as grandes epidemias em humanos.

Existem quinze tipos de Hemaglutinina (sangue) e nove de neuraminidase (sistema nervoso), os mais conhecidos atualmente são três hemaglutinina (H1, H2 e H3) e duas neuraminidase (N1 e N2), presentes nos vírus influenza A.

Em crianças, em pessoas que tem problemas respiratórios, idosos e gestantes, com o sistema imunológico menos efetivo, as complicações são mais comuns e podem levar a quadros extremamente graves, até a morte.

Prevenção, não compartilhar copos, toalhas e outros objetos, não espirrar e tossir em locais fechados, o vírus prefere locais úmidos, como os olhos, nariz e boca, usar mascara e passar álcool mais mãos.

As pandemias provocadas pelo vírus influenza.

1918: Gripe espanhola surgiu nos Estados Unidos – Influenza A H1N1

(aviária+suína) 500 milhões de pessoas infectadas e 50 milhões de mortes, (mais do que a 1ª Guerra Mundial) após de atingir um terço da população mundial, esse vírus desapareceu e não foi encontrado em humanos por muitas décadas.

1957-1958: Gripe asiática surgiu na China – Influenza A H2N2 (aviária) de 1milhão a 1,5 milhão de mortes.


Bom final de semana Beijos!

Nenhum comentário: