22/08/2009

Folclore.

Hoje dia 22 de agosto dia do Folclore que é um gênero de cultura e origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e suas supertições, que se transmitem através delendas, contos,provérbios, canções, danças, artesanato, jogos,religiosidade,brincadeiras infantis,Mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

Pra não deixar passar em branco aqui vai um lenda ^^

João Leite que morava na sacristia de uma Igreja, cuja conservação lhe era confiada, estava deitado já era altas horas da noite quando ouviu um barulho na capela. Era uma daquelas noites frias e chuvosas de Ouro Preto.

Estava com a cabeça debaixo do cobertor e todo encolhidinho para esquentar-se melhor. Ouvindo os rumores, descobriu-se e viu uma claridade forte da capela. Seriam ladrões? Mas o templo era pobre e qualquer ladrão por mais estúpido, saberia que a capela das Mercês não dispunha de prataria, nem de qualquer coisa que valesse um sacrilégio.

Enfim, tudo pode acontecer… Estava ainda nessas cogitações quando ouviu distintamente cantado por vozes estranhas, o "Deus nos salve" do começo da ladainha. Ergueu-se e, com uma coragem de que ele próprio não se julgaria capaz, encaminhou-se pelo corredor até a porta que dava para os fundos da capela, ele verificou que a igreja estava toda iluminada, com os lustres acesos, e também que estava cheia de fiéis. No altar, um sacerdote devidamente paramentado, celebrava a missa. João Leite estranhou a nuca do padre, careca, lisa e branca; não se lembrava de nenhum padre que tinha calvície tão completa em Ouro Preto. Os fiéis que enchiam a capela trajavam-se de preto. Entre eles, alguns homens de cogula, algumas mulheres de hábito da Irmandade das Mercês. Todos ajoelhados e de cabeça baixa. Quando o celebrante voltou-se para dizer o “Dominus vobiscum”, o zelador viu que o religioso tinha uma simples caveira em lugar da cabeça.

Assustou ainda mais com aquilo e, reparando melhor nos assistentes, agora de pé, constatou que os mesmos não passavam de esqueletos vestidos. Então, correu para a porta ao lado. Essa porta que dava para o cemitério que por inútil, vivia fechada com tranca e tramela, estava agora escancarada para a noite chuvosa, batida pela ventania.

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.