04/09/2009

O que é personalidade?


Oi queridos leitores do Felícia Blog, estava pensando em algo para um post, e nessa semana ouvi e li muito sobre, personalidade, então resolvi pesquisar mais do que já sabia e resultou no pequeno texto abaixo. Boa leitura!


Personalidade: a origem da palavra vem de persona, máscara utilizada no teatro grego para representar as emoções dos atores. A personalidade é um elemento relativamente estável na conduta da pessoa. É o que nos torna únicos, diferentes de todos. A personalidade diz respeito a características pessoais e que suportam uma coerência interna. Sempre que nos referimos à personalidade referimo-nos aos sentimentos, emoções, pensamentos, atitudes, comportamentos, motivações, tomadas de decisões, projetos de vida, etc. Ela permite que nos reconheçamos e que sejamos reconhecidos pelos outros, representa uma fidelidade, uma continuidade de formas de estar e de ser. O conceito personalidade tem assim uma multiplicidade de definições.

Fatores que influenciam a Personalidade

São três os fatores que influenciam a personalidade, eles estão relativamente interligados, embora a influência desses fatores seja diferente nos diferentes indivíduos e nas diferentes fases da vida.

- Influências hereditárias;

-Meio social;

-experiências pessoais.

Influências hereditárias: Cada pessoa apresenta-se na sua singularidade fisiológica e morfológica. O padrão genético estabelecido no momento da concepção influencia as características da personalidade que um indivíduo desenvolverá. De forma que, um dano que afete o cérebro, herdado ou causado à nascença pode ter grande influência sobre o comportamento da pessoa. Além disso, os fatores somáticos ou orgânicos como o peso, a altura e o funcionamento dos órgãos dos sentidos podem afetar o desenvolvimento da personalidade.

O meio social: O meio social desempenha um papel determinante na construção da personalidade. Esta se forma num processo interativo com os sistemas de vida que a envolvem como a família, o grupo de amigos, a escola, o trabalho, etc. Quanto mais próximo é o relacionamento de duas pessoas, tanto mais é provável que as características da sua personalidade sejam as mesmas.

Experiências pessoais: A qualidade de relações precoces e o processo de vinculação na relação mãe/filho são fundamentais na estruturação e organização da personalidade. A complexidade das relações familiares vai influenciar as capacidades cognitivas, linguísticas, afetivas, de autonomia, de socialização e de construção de valores das crianças e jovens. Outro aspecto muito importante na construção da personalidade é a adolescência com a formação de uma identidade, que se reflete, no vestir, nas ideias defendidas e nas formas de se expressar. Ao longo de toda a vida decorrem acontecimentos que marcam a personalidade de quem os vive, tais como mortes, violações, frustrações, cura de uma doença grave, divórcio, etc.


Beijos e bom fim de semana!

5 comentários:

Rafael Silveira disse...

Ótimo post Feh!
Pode-se dizer que o que nos identifica dentre as pessoas que convivemos é nosso jeito de ser - a personalidade.

Abração,até mais!

Felícia Mendes disse...

- Rafael Silveira
Obrigada Rafa! Ahh o 4°Boteco cast ficou muito bom!

Unknown disse...

é, e eu sou uma pessoa com personalidade Fortíssima! kkkk

bjos! selo pra ti lá no blog!

Unknown disse...

endereço do selo: http://odiariodasrtalua.blogspot.com/2009/09/e-mai-selinhos.html

Silvio Koerich disse...

Legal isso aí. Eu que estudo psicologia evolucionária andei lendo que os pais nao influenciam nas crianças e sim os amigos. Dá mto polemica no meio cientifico esse assunto

Abraço Felicia!