28/10/2009

"O que é o amor?"


Olá queridos! Estava pensando no que postar aqui e me lembrei de uma palavra que eu escutei muito na semana passada e nessa semana foi o AMOR! Quando alguém fala essa palavra vem logo na cabeça o amor entre "uma mulher e um homem", mais na segunda-feira (26) aula de filosofia começamos a debatemos esse tema "o amor", ele pode ser não só pelas pessoas mais por outras coisas como amor pelo trabalho ou pelos estudos, ou amor por algum objeto etc.. Com essa palavra na cabeça eu fui pesquisar algumas definições e opiniões sobre "o que é o amor?"

E aqui vão algumas!

Amor.: [Do lat. amore.] 1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outro, ou de alguma coisa; 2. Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou a uma coisa; 3. Sentimento de afeto ditado por laços de família; 4. Sentimento terno ou ardente de uma pessoa por outra; 5. Amor passageiro e sem conseqüência 7. Aventura amorosa amores; 8. Inclinação ou apego profundo a algum valor ou a alguma coisa que proporcione prazer, entusiasmo ou paixão.

Fala-se do amor das mais diversas formas.: amor físico, amor materno, amor a Deus, amor a vida, amor pelo trabalho e estudo.... É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar essas coisas. Existe também o amor platônico que é uma expressão usada para designar um amor ideal, alheio a interesses ou gozos. Um sentido popular pode ser o de um amor impossível de se realizar, um amor perfeito, ideal ou puro.

Liberdade de amar - O amor, para ocorrer, não importando os níveis: se social, afetivo, paternal ou maternal, fraternal (que é o amor entre irmãos e companheiros) deve obrigatoriamente serpermitido. O que significa ser amor permitido? Bem, de fato quase nunca se pensa sobre isso porque passa tão despercebido que se atribui a um comportamento natural do ser humano ou de outros seres vivos. Mas não, a permissão aqui referida toma-se por base um sentimento de reciprocidade capaz de dar início e alargar as relações de afetividade entre duas ou mais pessoas ou seres que estão em contato e que por ventura vêm a nutrir um sentimento de afeição ou amor entre si. A liberdade de amar, quando o sentimento preenche de alguma forma a alma e o corpo e não somente por alguns minutos, dias ou meses, mas por muitos anos, eternamente enquanto dure e mais nas lembranças e memórias. Por que você me ama? Porque você permitiu que eu te amasse!


"Sabe o que é melhor que ser bandalho ou galinha? Amar. O amor é a verdadeira sacanagem" (Tom Jobim).


"Amor: uma perigosa doença mental" (Platão).


E pra vocês o que é o amor?

Um comentário:

Silvio Koerich disse...

Eu sou anti-amor, pra mim ele não existe, é uma farsa e um mito criado.

Percebem como o amor só foi criado 200 anos atrás com o romantismo.

Sim, artificial.