25/06/2009

Lendas e fatos Curiosos!

Porque descascar cebolas faz 'chorar'?

A cebola tem um óleo que evapora quando ela é cortada ou descascada. O vapor do óleo afeta os nervos do nariz que estão ligados aos olhos. Por isso eles lacrimejam.

A lenda da cegonha,

Surgiu na Escandinávia. Conta-se que, na época em que os bebês costumavam nascer em casa, às mães diziam aos filhos que os bebês haviam sido trazidos pela cegonha justificando o aparecimento repentino de um novo membro na família. Para explicar o descanso da mãe depois do parto, dizia-se que, antes de partir, a cegonha havia bicado sua perna. A escolha da cegonha como símbolo foi devido a sua característica dócil e protetora, que dedica atenção especial e carinho às aves doentes ou mais velhas. Os antigos romanos criaram uma lei incentivando as crianças a cuidarem dos idosos, denominada Lei da Cegonha.

Qual é a comida que dura mais tempo sem se estragar?

O mel pode durar praticamente para sempre, quando bem conservado. Nas câmaras subterrâneas do Egito antigo, onde eram deixados alimentos em homenagem aos mortos, encontrou-se mel ainda comestível.

As dez cidades que mais poluem no mundo,

1-Norilsk, Rússia: Emite grande quantidade de níquel, cobre, chumbo e cádmio, além de platina e paládio;

2-Chernobyl, Ucrânia: Libera radioatividade na atmosfera;

3-Dzerzinsk, Rússia: Libera substâncias químicas através da produção de armas químicas e exploração de minas;

4-Kabwe, Zâmbia: Apresenta contaminações com chumbo, onde armazenado no sangue de crianças corresponde a 50 microgramas por decilitro;

5-La Oroya, Peru: Apresenta contaminação com chumbo, zinco e cobre;

6-Linfen, China: Libera poeira provenientes de carvão e apresenta contaminação na água por arsênio;

7-Sukinda, Índia: Apresenta contaminação nas águas com cromo hexavalente altamente tóxico;

8-Tianying, China: Contém grande concentração de chumbo no ar e no solo;

9-Vapi, Índia: Apresenta contaminação de resíduos industriais;

10-Sumqayit, Azerbaijão: Apresentam contaminação com metais pesados, petróleo e produtos químicos.

Como surgio o termo 'gandula'?

O termo “gandula” surgiu em 1939. Naquela época, o time do Vasco da Gama contratou um atacante argentino chamado Bernardo Gandulla, porém esse jogador não se adaptou ao time e ficava apenas no banco de reservas. Para tentar mostrar utilidade ao seu time, ele sempre corria e pegava as bolas que saíam do campo, até mesmo as do adversário, assim, esse jogador se tornou simpático perante a torcida, quando ele foi embora, o termo “gandula” continuou a ser usado para designar os receptores de bolas.

A luz do vaga-lume,

O vaga-lume é um inseto coleóptero que possui emissões luminosas devido aos órgãos fosforescentes localizados na parte inferior do abdômen. Essas emissões luminosas são chamadas de bioluminescência e acontecem em razão das reações químicas onde a luciferina é oxidada pelo oxigênio nuclear produzindo oxiluciferina que perde energia fazendo com que o inseto emita luz. Outro fator que impulsiona emissões luminosas é o de chamar atenção de seu parceiro ou parceira. O macho emite sua luz avisando que está se aproximando enquanto a fêmea pousada em determinado local emite sua luz para avisar onde está.













BlogBlogs.Com.Br

2 comentários:

Srta Lua disse...

haha, felícia, achei seu link no twitter!

muito bom esse post, não sabia essa do mel! olha só heim! té loguinho!

bjos!

Fehx3 disse...

^^ que bom que o twitter ajudou.

Obrigada! até.

bjs