23/08/2009

Dicas de como fazer um documentário!




Bom nessa longa semana eu tive muita dificuldade em ter idéias de como fazer um documentário criativo e que além de tudo tem que prender a atenção das pessoas. Terei a difícil tarefa juntamente com meus colegas e amigos de produzir um documentário sobre, as belezas da cidade de onde moro (Gravatal), esse documentário vale pontos para uma gincana do meu colégio e depois podemos disponibilizar pra quem tiver o interesse de ver.

Vou colocar abaixo algumas dicas de como fazer um documentário, resolvi, colocar essas dicas porque eu estou tendo dificuldade pra montar e ficar um trabalho bom, e essas dicas podem servir pra muitas pessoas que queiram algum dia fazer um documentário.

Primeiramente se for um documentário histórico, uma bela pesquisa sobre o assunto será a melhor forma de começar, vocês terão que buscar por todos os materiais que vão utilizar quando mais, imagens (fotografias), documentos e pessoas que poderão descrever melhor o assunto, tudo isso será bem vindo. Se for um documentário espontâneo que seja de qualquer assunto, você terá que se organizar mais e ter uma boa estrutura porque uma má estrutura é pior que um texto mal escrito, uma má filmagem, ou uma má atuação, pode fazer você perder seus espectadores, antes mesmo de começar o filme.

=> Você devem utilizar uma câmera ou filmadora, que tenha uma resolução boa.

=> Escrever um texto relatando o que você ira falar no documentário será uma forma de se organizar no projeto.

=> O legal também seria filmar as pessoas que entende do assunto que você estara relatando, exemplo: se for fazer um documentário sobre uma fabrica de doces, procura entrevistar o dono e as pessoas que trabalham e que sabe sobre esse assunto melhor que você.

=> Nunca fugir do assunto, esclarecer bem o que vocês querem que as pessoas saibam, sempre tenham certeza daquilo que irá falar nunca dar informações erradas e releiam o que iram falar varias vezes pra não cometerem erros.

=> Uma narração é contar ao espectador às coisas que ele precisa saber e que pode não conseguir captar diretamente das imagens, a narração tem que ser clara e direta não pode ficar falando demais e tirar a atenção do objetivo.

=> O ínício é o ponto de seu trabalho antes do qual nada precisa ser dito. O final é o ponto além do qual nada mais precisa ser dito. E o meio corre entre os dois.

=> No começo coloca o tema, faz a pergunta, ou mostra algo novo ou inesperado. Definir o começo desta ta maneira elimina o problema das várias cenas inúteis de abertura, um após a outra, que infestam muitos documentários. Na parte inicial do documentário, coloca-se uma breve apresentação do tema, o problema que será tratado, as principais pessoas envolvidas, ou seja, tudo aquilo que o espectador precisa saber para que o documentário avance. Seja breve! Confie na inteligência de seus espectadores e limite essa parte, às informações absolutamente essenciais, sem as quais o público não poderia entender o documentário.

=> Meio, Você já tem o público interessado. Você já deu a noção do que se trata o documentário. Agora você precisa apresentar informações que possam mantê-los mais interessados ainda, e que de uma noção maior sobre o assunto.

=> A parte final mostra o resultado, em que os elementos do conflito foram tratados e resolvidos. Este é o ponto do documentário cujo ao quais todas as evidencias foram direcionadas, então você não tem mais nada a fazer, é só esperar e ver como as pessoas reagiram ao que viram.

Essas foram às dicas. Quando o documentário sobre as belezas de Gravatal ficar pronto e for exibido para o meu colégio eu colocarei aqui para vocês assistir ^^

Beijos e boa semana!

28 comentários:

Rafael Silveira disse...

Ótimas dicas, ótimas dicas, mas elas deveriam ter ido ao ar antes de eu gravar aquele video ridiculo vestido de mulher...
XD
BOm, temos mais um pra gravar, daí concerteza aplicarei tais dicas!

Felícia Mendes disse...

- Rafael Silveira.

kkk não me faz lembrar daquele vídeo, tava uma gatinha,^^

Unknown disse...

kkkkk, @Rafa, eu só não mostrei pro pessoal aki, por que vc disse pra não fazer isso! senão iria bombar de visitas kkkkk, @FehX3 mas o post ficou muito bom, eu fazia cada vídeo.... graças a deus nunca coloquei na rede!

Minhas Psitas disse...

Excelentes dicas Feh!
Fazer um documentário não parece ser muito simples e é bom ter um roteiro a seguir fazer algom com início , meio e fim.

Mas como assim vídeo do Rafa vestido de mulher?? kkkkkkkkkk
essa eu queria ver!

Grande beijo!!

Anônimo disse...

Oi Feh!
que legal, ainda não conheço Gravatal, só de nome mesmo, mas vai ser bem bom para mostrar pro pessoal as belezas e curiosidades :D

bjão!

Felícia Mendes disse...

-Srta.Lua, Hehe tbm fazia uns vídeos que não eram muito bons!

-Introspectiva, kkkkk Rafaela muitooo gata ^^ eu ajudei a passar o batom cor-de-rosa x)

-Desi, Quando ficar pronto eu coloco aqui Desi dai tu poderá conhecer um pouco dessa minha cidade.

JulioAutor disse...

Ótimas dicas.
At
JulioAutor
Cineásta.
veja bons documentários e aprenda vendo os tópicos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

òtimas dicas.... ;)
me ajudaram bastante....
Pois também vou precisar fazer um documentário pra ganhar ponto numa dinamica no meu colegio...
:D

Lídia Maria Moura disse...

adorei as dicas, vou fazer um documentario sobre hip hop, tem mais dicas? é para meu tcc de jornalismo.

Luana disse...

Faz quase um ano que você postou isso mas está bem resumido e objetivo, vai ajudar bastante num documentário que vou fazer.. Valeu!

Fábio Danilo disse...

assim, essas dicas são muito boas. mas faltou a fonte de onde elas veio não é?


"BARRY HAMPE" autora desta tese.

Unknown disse...

Olá, gostei muito das dicas, estou produzindo um documentario ambiental, assim que ficar pronto eu mando para você.
Grande abraço.

Jhon disse...

Pelo menos ela sabe apertar esses dois comandos e fazer algo de construtivo e vc q na tem o q fazer e fica criticando quem tem o q dizer!!vc tem q aceitar q internet e meio d comunicação tudo q e bom tem receber maior divulgação possivel vc nao aprendeu a viver em sociedade que dó d vc seu porco!!!

Brog do Locutor Josue Farias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Brog do Locutor Josue Farias disse...

Meu Nome é Josue, faço 2° Ano de Jornalismo, e preciso montar um Planejamento de Um Documentario, li varias coisas sobre o assunto, porém o seu modo de explicar como se fazer um documentario, ficou excelente me ajudou e muito, eu nem sabia por onde começar, mais agora creio que com suas dicas agora é so colocar em pratica...
Abraços e desejo sucesso absoluto em sua vida pra...Lindo final d semana Feh!!

Gabriel Néo disse...

Ai graças a este blog eu e meu grupo da escola conseguimos fazer um bom documentario em video se quiserem assistir e só entrar :http://www.youtube.com/user/TheGns123?feature=mhee#p/a/u/0/njr2vRtn6MA
Desde já o meu agradecimento a esse blog!!!

Abner Souza disse...

Gostei das Dicas Voce e Nota 10

Ale disse...

Muito obrogado !!! Me ajudou muito!

Anônimo disse...

awwwwn...ajudou muiiito mesmo ;D
mucho obrigada ^^

Anônimo disse...

*proxima! SORRY -.-

clara alcatrão disse...

nossa muito bom com certeza ira me ajudar!
tenho q fazer um documentario sobre esporte e lazer e ja tenho varias ideias.

obrigada XD

Anônimo disse...

adoreiiiiiiiiiii

Anônimo disse...

Parabens!!!Otimas dicas, vou usar todas para fazer meu documentario....obrigado:)

Anônimo disse...

Jhon disse...

Pelo menos ela sabe apertar esses dois comandos e fazer algo de construtivo e vc q na tem o q fazer e fica criticando quem tem o q dizer!!vc tem q aceitar q internet e meio d comunicação tudo q e bom tem receber maior divulgação possivel vc nao aprendeu a viver em sociedade que dó d vc seu porco!!!

... Você que não sabe viver em sociedade. Internet é um meio de comunicação, sim. Mas "roubar" informações, sem dar os devidos créditos a pessoa, não justifica nada. E quem não sabe viver em sociedade é uma pessoa como você, que não aceita nenhum tipo de critíca. O texto é bom, parabéns a autora. Repito, a AUTORA. E para o Jhon, mais respeito, até porque, você sabe "viver" em uma sociedade.

Att, Maurício.

Felícia disse...

Obrigado a todos!

Cultura em Dia disse...

Suas dicas são interessantes mas eu queria saber se vc entende da parte técnica, não custa nada perguntar, eu preciso de um microfone para uma filmadora e queria saber se vc pode me ajudar nessa questão, eu vou fazer um documentário com uma câmera simples mas não tenho o microfone, poderíamos conversar sobre isso??
Eu tenho uma produtora de teatro e temos um perfil no face, nossa produtora chama-se: cultura em dia produções artísticas.
Se vc se interessar eu adiciono vc; eu gostaria de compartilhar , na verdade gostaria mais de uma ajuda com documentários.

Casimiro Gime disse...

gostei, essa materia vai me ajudar bastante